King's Brazil Instituto - King's College London
Período: de março de 2016 a fevereiro de 2017
Título: "A Brazilian Shakespeare: anthropophagy, politics and cinema"

Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), 2016. Orientador: Roberto Ferreira da Rocha
Título da Tese: "Da tradução/adaptação como prática transcultural: um olhar sobre o Hamlet em terras estrangeiras"

Tradução/Adaptação Cinematográfica; Ensino de Literaturas; Leitura Literária.

Discursos artísticos transculturais: cinema, adaptação e antropofagia:

É objetivo deste projeto analisartextos fílmicos brasileiros baseados em obras literárias produzidas em territórios estrangeiros, verificando de que forma a cultura de chegada reconstrói os textos de partida.Sendo assim, éintenção da investigação aqui proposta a busca pela resposta das seguintes questões de pesquisa: 1) Como as culturas de produção e recepção dos textos fílmicos modificam, assimilam, restringem, acrescentam ou reformulam as características que julgamos serem próprias às obras de partida?;e 2) De que forma e até que ponto as adaptações analisadas refratam as cambiantes identidades culturais de seu contextogeográfico, social e histórico de produção? Para tanto, sustenta-se esta pesquisa dentro da área de estudos dialógicos e interculturais da adaptação, do conceito de Antropofagia Cultural e dos escritos do Círculo de Bakhtin.