Docentes


Profª Drª Ana Flavia Lopes Magela Gerhardt

Pós-doutorado

Instituição: University of Portsmouth, Reino Unido
Período: setembro de 2010 a março de 2011
Título do Projeto: Situatividade, intersubjetividade, normatividade e ensino de leitura: perspectivas para a formulação de materiais didáticos

Doutorado

Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), 2002.
Título da Tese: A semântica das construções gramaticais e o presente do indicativo em português

Áreas de interesse

Ensino-aprendizagem de línguas; Ciências Cognitivas.

Projeto de pesquisa em andamento

O letramento linguístico e o ensino do texto: subsídios para a Linguística Aplicada e para a formação de materiais didáticos em língua materna.

Projeto que toma como norte as bases teóricas, programáticas e procedimentais que sustentam o conceito de letramento linguístico e corolários a ele relacionados (Ravid e Tolchinsky, 2002). Investiga-se o seu potencial propiciador do trabalho em prol da melhoria da qualidade do ensino do português como língua materna no Brasil, através do aperfeiçoamento da condição da pessoa como linguisticamente letrada na sua língua materna. O enquadramento dado ao conceito mantém em vista as formulações dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino de Língua Portuguesa, entre as quais se destacam: a definição do texto como nível de análise linguística central ao desenvolvimento de pedagogias relacionadas às práticas sociais efetivas com a língua portuguesa; a percepção de um ensino voltado para os usos públicos da linguagem, os quais, no caso deste Projeto, estão atrelados aos modos de construção dos significados linguísticos nas suas diferentes modalidades, e por isso são descritos com o aporte das Ciências Cognitivas; e o caráter central do ensino de leitura e de produção textual como encaminhamento para a concretização dos objetivos dispostos nos PCNs, e do ensino da gramática como meio favorecedor do conhecimento e da auto-suficiência dos alunos no trato com o texto escrito, seja em leitura, seja em produção textual. O Projeto se constitui de três ações básicas de pesquisa: o desenvolvimento e detecção do que configura as competências metacognitivas e metalinguísticas relacionadas à produção e leitura de textos de diferentes gêneros, como parte do processo de construção do letramento linguístico; a investigação da qualidade dos materiais didáticos de ensino e aprendizado do texto em língua portuguesa em função das competências definidas acima; e o desenvolvimento de materiais didáticos para o ensino do texto dentro dos programas de Língua Portuguesa nas séries fundamentais e médias.

Projeto de Pesquisa vinculado ao Núcleo de Pesquisas em Ensino e Aprendizagem de Línguas (NUPEL)