Universidade Estadual de Londrina (UEL, Londrina/PR), 2009. Orientadora: Vera Lúcia Lopes Cristovão. Tese: O desenvolvimento da escrita em língua inglesa com o uso de sequências didáticas contextualizadas em um projeto de troca de correspondências.

Documentos prescritivos; ensino-aprendizagem de línguas; formação de professores; gêneros textuais; interacionismo sociodiscursivo.

Concepções subjacentes a documentos prescritivos de instituições de ensino do Rio de Janeiro

Os estudos a serem realizados no âmbito deste projeto têm como foco práticas de linguagem e concepções subjacentes a currículos de instituições de ensino da rede educacional do estado do Rio de Janeiro. Currículo não é tomado como uma sequência de disciplinas ordenadas no tempo e no espaço para alcançar um nível de aprendizado a ser colocado em prática, mas sim, um instrumento político na expressão do poder, responsável pelo aprimoramento da Educação (BRANDÃO, 2010, p.91). Avaliá-lo pode se constituir como uma possibilidade de identificação de interesses e conhecimentos socialmente construídos e também questionamentos, transformações e a exploração do que ainda não foi construído (PASSONI ET AL, 2010). Partindo desse princípio, o projeto tem a intenção de englobar questões relacionadas especialmente aos documentos prescritivos, buscando compreender concepções subjacentes aos currículos e ementários de cursos de Letras e de instituições regulares de ensino, tanto no que concerne à língua quanto ao trabalho do professor e aos saberes necessários para seu agir. Também serão tomados como corpora de análise as resoluções do Conselho Nacional de Ensino e as Diretrizes para a Formação do Professor bem como os regimentos escolares e os projetos político-pedagógicos dos cursos. Serão avaliados, ainda, Anais de congressos acadêmico-científicos para que seja feito um mapeamento das pesquisas realizadas em nosso estado que tomam a linguagem como prática social. Tais conjuntos de dados serão avaliados separadamente para depois serem estabelecidas relações que permitam perceber as convergências e divergências entre as prescrições de âmbito nacional e estadual e as prescrições de âmbito local. Compreender tais relações pode abrir espaço para desestabilização e reconstrução, colaborando para que práticas sociais naturalizadas sejam questionadas e alternativas sejam construídas, como sustenta Moita Lopes (2009).

Projeto de pesquisa ligado ao Núcleo de Pesquisa em Ensino de Línguas (NUPEL)