Instituição: San Francisco State University
Período: de agosto de 2016 a fevereiro de 2107.
Título do Projeto: Agência e empoderamento na busca da autonomia sociocultural na aprendizagem de línguas em um ambiente multicultural

Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), 2003. Orientadora: Margarete Schlatter. Tese: A busca do aprendizado autônomo de língua estrangeira no contexto acadêmico.

Autonomia, crenças e formação de professores e alunos de L2, teoria sociocultural e pedagogia crítica.

A autonomia de aprendizes de L2 em escolas públicas do Rio de Janeiro: uma perspectiva sociocultural (2010)

Uma pesquisa de cunho qualitativo, baseado em princípios etnográficos, cujo objetivo principal é acompanhar e compreender as crenças e atitudes de alunos de inglês em escolas públicas da cidade do Rio de Janeiro no que diz respeito ao desenvolvimento de sua autonomia na sua aprendizagem de uma L2. A análise é feita sob a perspectiva sociocultural, em que o modelo de autonomia de Oxford (2005), proposto em contraposição ao modelo de Benson (1997), é utilizado. Entre outras categorias, a pesquisa tentará mostrar como os alunos, na construção de seus papeis sociais, se engajam ou não nas tarefas de aprendizagem planejadas por seu professor. Essa definição de papeis será analisada ao longo da pesquisa pela análise das crenças dos participantes, dentro de uma abordagem contextual (BARCELOS, 2001), em que são analisados contextos específicos de sala de aula, cujas naturezas podem ser paradoxal, dinâmica, socialmente construída, mediada, experiencial e emergente.

Projeto de pesquisa concluído

2013: A promoção do letramento crítico na elaboração de materiais e atividades didáticas para o ensino e aprendizagem de línguas

Projeto ligado ao Núcleo de Pesquisa em Ensino de Línguas (NUPEL).