Home


CV Lattes

Doutorado

Pontifícia Universidade Católica - São Paulo, 2004. Orientadora: Anise D'Orange Ferreira. Tese:Aprender a moderar lista de discussão - um estudo na perspectiva da teoria da atividade.

Áreas de interesse

Práticas discursivas e interacionais em contextos mediados pelas novas tecnologias de comunicação e informação; Formação de professores em e para contextos digitais; Ensino-aprendizagem em contextos mediados pelas novas tecnologias de comunicação e informação.

Projeto de pesquisa em andamento

Interação e Discurso em Contextos Digitais e Multimidiáticos (2002)

Investigação dos processos interativos e práticas discursivas em contextos digitais e multimidiáticos, especialmente em contextos de ensino e aprendizagem. Estão previstos subtemas de investigação, como:

  • Descrição da Linguagem e da Comunicação em Contextos Digitais
  • Letramento Digital e Formação de Recursos Humanos
  • Ensino e Aprendizagem de Línguas em Contextos Digitais e Multimidiáticos
  • Formação de Professores de Línguas em Contextos Digitais e para Contextos Digitais
  • Desenho e Avaliação de Cursos e Materiais Didáticos para Contextos Digitais e Multimidiáticos

Projeto ligado ao Núcleo de Pesquisa LingNet

O professor e a interação em contextos educacionais mediados pelas novas tecnologias (2009 - atual)

Objetiva-se investigar processos interativos e práticas discursivas em contextos de ensino e aprendizagem (presenciais, semi-presenciais e a distância) mediados pelas novas tecnologias, com foco na atuação e na formação do professor. Investigam-se, prioritariamente, contextos de ensino de línguas e de formação do professor de línguas. São utilizados instrumentos etnográficos de geração de dados (observação, notas de campo, diários do pesquisador e de participantes, entrevistas, questionários, registros de interações on-line, documentos, entre outros) dentro de um paradigma de pesquisa crítica. Privilegia-se a adoção da Teoria da Atividade como sistema teórico conceitual para a análise dos dados. Com os resultados, pretende-se contribuir não só para a compreensão dos processos interativos dos contextos investigados, mas também ampliar os conhecimentos práticos e teóricos sobre a relação do professor com as novas tecnologias tanto em sua prática pedagógica quanto em sua formação profissional contínua. Além disso, com uma avaliação contínua da metodologia de pesquisa utilizada, espera-se contribuir para a reflexão sobre questões metodológicas envolvidas na pesquisa em e sobre ambientes digitais. Interação e Discurso em Contextos Digitais e Multimidiáticos (2002-2009)

Interação e Discurso em Contextos Digitais e Multimidiáticos (2000-2009)