Home


CV Lattes
 

Pós-Doutorado

Instituição: Universidade da Califórnia, Berkeley
Período: setembro de 2015 a agosto 2016
Título do Projeto: Ideologies about "communication" in policies of "pacification" of favelas:regimes, publics, and the production of truth

Doutorado

Universidade Estadual de Campinas, 2010. Orientador: Kanavillil Rajagopalan. Tese: Pragmática da violência: o Nordeste na mídia brasileira.

Áreas de Interesse

Práticas e processos de construção de identidade e diferença; Demarcações de fronteiras políticas e simbólicas a partir de ideologias e regimes linguísticos; Relações entre significação e violência; Abordagens etnográficas de mídias e mediações

Projeto de pesquisa em andamento

Circulação de discursos sobre segurança pública e violência no Rio de Janeiro: a construção de uma “nova” esfera pública e sua contestação. 

Este projeto busca uma configuração local para um problema de significação e sociedade mais amplo, a saber, o modo como a esfera pública é constituída a partir da circulação de discursos (cf. Habermas, 1962; Fraser, 1992; Caldeira, 2000, 2012; Briggs, 2007; Silva, 2012). De modo mais específico, o problema que se coloca aqui é entender como, na recente construção político-discursiva do Rio de Janeiro como "cidade global", discursos sobre violência e (in)segurança, ao circularem socialmente, moldam limites do 'público' e, ao mesmo tempo, seu exterior abjeto. Trata-se, em outras palavras, de entender o potencial performativo da linguagem (Austin, 1962; Derrida, 1977; Butler, 1997) na constituição de um "núcleo seguro" no Rio de Janeiro - que coincide com intervenções urbanas estreitamente ligadas a interesses econômicos e imobiliários transnacionais - bem como de compreender esse mesmo potencial performativo nas reivindicações locais pelo direito à cidade, contrárias ao notório processo de segregação das cidades brasileiras.    
 

Projeto vinculado ao Núcleo de Estudos sobre Discursos e Sociedade (NUDES).