Universidade de Londres, 1986. Orientador: Henry G. Widdowson. Tese: Discourse Analysis and Syllabus Design: An Approach to the Teaching of Reading Comprehension.

Discurso e práticas identitárias em contextos institucionais (escola, família, mídia, hospital, sindicato, comunidades de samba, de hip-hop etc.); Letramentos escolares e não-escolares (digitais, midiáticos etc.) como espaços de construção das identidades sociais.

Projetos de pesquisa concluídos

• 2003: Discurso, narrativa e construção de masculinidades na escola
  • 2004: Letramentos, discursos midiáticos e os processos de construção das identidades sociais
  • 2009: Letramentos escolares e não-escolares: discurso midiático, performances e re-descrições identitárias
  • 2010: Letramentos digitais: singularidade do ethos, performances narrativas e identitárias

Letramentos digitais: performatividade em um mundo de fluxos linguísticos, textuais e humanos (2014)

Tomando a necessidade imperiosa de pensar a pesquisa contemporânea no campo de estudos da  linguagem como um desafio a nossa imaginação epistemológica para dar conta de uma série de mudanças socio-histórico-culturais em nossos tempos, que demandam investimentos metodológios e teórico-analíticos responsivos  às praticas sociais que vivenciamos no mundo online (e, de fato, offline), este projeto focaliza performances narrativas (e outras) emergentes de gênero, sexualidade e raça (teoricamente explicadas pela performatividade) em blogs e em espaços de afinidades assim como os meios semióticos que as constroem. A fundamentação teórica se apoia em uma visão da linguagem e das narrativas como performativas, em teorias queer para explicar a natureza performativa e desessencializada do gênero, da sexualidade e da raça e em construtos teórico-analíticos que almejam considerar o mundo de fluxos textuais, linguísticos e humanos por entre as fronteiras digitais em que estamos situados. Assim, o projeto opera com os seguintes construtos teórico-analíticos sobre língua(gem): reflexividade-metapragmática, ordens de indexicalidade, superdiversidade línguística, estilização, processos de entextualização, transposição e recontextualização, trajetórias textuais e escalas contextuais, e línguas como recursos linguísticos, de modo a ir ao encontro de usos das línguas e da linguagem em nossos tempos  de fluidez, de contingência e de reflexividade intensa. A metodologia de investigação são etnografias virtuais de 8 blogs e espaços de afinidades, que fazem uso dos seguintes instrumentos de pesquisa: observação-participante, gravação das interações nos blogs e  nos espaços de afinidades, entrevistas semi-estruturadas com participantes focais e diários de campo do pesquisador. O projeto combina, dessa forma, métodos discursivo-interacionais, etnográficos e narrativo-performativos de análise.

Projeto ligado ao Núcleo de Estudos sobre Discursos e Sociedades (NUDES).