Prof. Dr. Luiz Barros Montez

Instituição: Instituto de Romanística da Universidade de Viena
Período: de agosto 2009 a janeiro 2010
Título do projeto: Construções discursivas do Brasil nos relatos de viajantes europeus nos séculos XVIII e XIX.

Universidade de São Paulo, USP, Brasil, 1999. Orientador: Eloá di Pierro Heise. Tese: O conceito de Totalidade e o lugar de Goethe no pensamento de Georg Lukács.

Historiografia e Epistemologia da História; Teorias alemãs da linguagem dos séculos XVIII e XIX; Discursos de viagem e transculturação.

Construções discursivas do Brasil nos relatos de viajantes europeus nos séculos XVIII e XIX (2007 - Apoio CNPq e FAPERJ)

A pesquisa procura delimitar e analisar os diversos gêneros de discursos de viajantes europeus ao Brasil nos século XVIII e XIX, dentro da perspectiva interacional. Através da delimitação do corpus textual e da análise linguística dos seus diversos enunciados (no âmbito de cada gênero discursivo específico) a pesquisa propõe um dialogo entre o leitor contemporâneo e os textos em questão. Ela deixa claro que não se trata pura e simplesmente da disponibilização em língua portuguesa daqueles textos, num trabalho exclusivamente arqueológico ou arquivístico, nem somente da reconstrução retrospectiva de seus respectivos contextos, num trabalho exclusivamente historiográfico, mas, de modo precípuo, trata-se da funcionalização de abordagens contemporâneas de análise de discurso aplicadas a estes textos, de forma a podermos compreendê-los melhor no âmbito mais totalizante das práticas discursivas e sociais de nosso tempo.

Projeto ligado ao Núcleo de Pesquisa LIEDH