Profª Drª Marlene Soares dos Santos

Instituição: Yale University
Período: de março 1983 a março 1984
Título do projeto: American Contemporary Theater: Sam Sheppard and off- off-Broadway Dramaturgy

University of Birmingham, BIRMINGHAM, Inglaterra, 1980. Orientador: Robert L. Smallwood. Tese: Theatre for Tudor England: An Investigation of the Ideas of Englishness and Foreignness in English Drama c.1485 - c.1592, with Particular Reference to the Interludes.

Teatros de língua inglesa; literaturas de língua inglesa.

Shakespeare intracultural / transcultural: a (re)construção discursiva das identidades femininas nas tragédias (2007)

Considerando que a dramaturgia de Shakespeare tem atravessado tempos e espaços, sendo relida desde a segunda metade do século XVII até hoje, o projeto tem com objetivo investigar estas releituras inseridas nos contextos ideológicos da cultura nacional e de culturas outras marcadas pelo imperialismo inglês nos seus respectivos momentos históricos. O corpus da investigação será circunscrito às tragédias, privilegiando as adaptações/apropriações sob a forma de textos dramáticos com a possibilidade de inclusão de obras de ficção como romances e roteiros cinematográficos. O foco da pesquisa recairá sobre a (re)construção discursiva das identidades femininas originalmente construídas para serem representadas por rapazes. As ferramentas teóricas serão fornecidas pela análise do discurso e a crítica materialista cultural nas vertentes feminista e pós-colonialista.