Eventos


Os Seminários de Pesquisa acontecem duas vezes ao ano (no primeiro e segundo semestres) e se destinam a apresentação da pesquisa desenvolvida pelo/as discentes do Programa e de seus resultados. Após as apresentações, há um momento dedicado a perguntas, avaliação crítica e discussões dos trabalhos, encaminhado pelo público participante – docentes e discentes do PIPGLA. Os Seminários constituem, assim, um fórum de debate e intercâmbio importante na formação de pesquisadores.

Organizados pelo Programa Interdisciplinar de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, os Encontros de Micro-Análise de Dados (EMADs) acontecem uma vez ao mês e convidam pesquisadores/as (docentes e discentes) que, em suas pesquisas, façam uso das mais diversas vertentes da Análise de Discurso com dados de linguagem oral e/ou escrita.

Cada sessão de análise inclui um/a ou dois/duas pesquisadores/as que apresenta(m) um trecho de seus dados (orais, escritos ou multimodais). Há uma rápida contextualização dos dados e da pesquisa (de 5 a 10 minutos) e, em seguida, os/as participantes discutem suas interpretações, dúvidas, inquietações e sugestões analíticas com o propósito de contribuir para que o dado receba uma análise multidimensional, policêntrica e polifônica.

Os EMADs se caracterizam, assim, como debates interativos sobre as potencialidades dos dados apresentados na sessão, sendo uma oportunidade de compartilhar ideias sobre como abordar dados de discurso, para interagir com dados de outras pessoas e para aguçar o olhar para os micro-detalhes da vida cotidiana.

Os EMADs constituem espaço interdisciplinar, tndo portas abertas para docentes e discentes de programas de pós-graduação nas mais diversas áreas do conhecimento que façam uso das diferentes vertentes da Análise do Discurso.
 

Quando: 11 a 21 agosto 2015

Onde: IEL/UNICAMP CCET/UNIRIO