Faculty


Profª Drª Branca Falabella Fabrício

CV Lattes

Pós-Doutorado

Instituição: King’s College London
Período: agosto 2010 a janeiro 2011
Título do projeto: Hybridity in school settings: the micropolitics of gender and sexuality discursive performances

Doutorado

Pontifícia Universidade Católica-Rio, 2002. Orientadora: Liliana Cabral Bastos. Tese:Implementação de mudanças no contexto educacional: discursos, identidades e narrativas em ação.

Áreas de interesse

Práticas discursivas, interacionais e identitárias em contextos institucionais (escola, mídia, trabalho, família etc.); Práticas discursivas e identitárias no processo de implementação de mudanças em contextos institucionais (escola, mídia, trabalho, família etc.).

Projeto de pesquisa concluído

  • 2009: Discurso midiático e desestabilização identitária em contextos institucionais.
  • 2010: Letramentos digitais: singularidade do ethos, performances narrativas e identitárias
  • 2015: Hibridismo cultura escolar-cultura midiática: a micropolítica das performances discursivas de gênero e sexualidade

Projeto de pesquisa em andamento

O virtual em contextos de letramentos escolares: trajetórias de socialização e performances semiótico-identitárias (2014)

As formas de aprendizagem e de produção-circulação discursiva mudaram dramaticamente, em razão do desenvolvimento da Web 2.0. Por seu alcance e velocidade informacionais, pelas inúmeras comunidades de usuários que propiciou, e pelos novos modos de significação e de construção identitária hipersemióticos que o caracterizam, o ciberespaço passou a ser uma realidade inescapável para muito/as estudantes, tornando a influência da cibercultura na vida do alunado cada vez mais evidente. Novas fontes de informação e novas formas de com elas interagir fazem com que a aprendizagem ocorra, além dos limites da sala de aula, em uma vasta gama de espaços da Internet, como blogs, Web pages, Wikipidia e toda sorte de sites educacionais. Pode-se dizer, assim, que os letramentos escolares convencionais têm sido intensamente afetados pelos letramentos virtuais. Tendo em vista esse cenário, o projeto de pesquisa propõe-se a investigar processos de produção de significados e rituais interacionais envolvendo práticas comunicativas entre aluno/as e seus/suas professores/as no contexto virtual (como por exemplo, em sites de relacionamento, blogs educacionais etc.). O objetivo geral é examinar conjuntos de eventos interligados, vivenciados em ambientes virtuais. Meu interesse é pesquisar as relações entre cadeias textuais, atribuição de sentido e performances semiótico-identitárias coconstruídas ao longo de sucessivos encontros interativos na web, atentando tanto para o diálogo entre processos sociohistóricos persistentes e experiências sociais contingentes quanto para a reflexão sobre como o conjunto de rituais interacionais e de modos de construção de sentido no cotidiano virtual está forjando os sujeitos contemporâneos da educação. 

Projeto ligado ao Núcleo de Estudos sobre Discursos e Sociedades (NUDES).