Profª Drª Christine Nicolaides

Instituição: San Francisco State University
Período: de agosto de 2016 a fevereiro de 2107.
Título do Projeto: Agência e empoderamento na busca da autonomia sociocultural na aprendizagem de línguas em um ambiente multicultural

Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), 2003. Orientadora: Margarete Schlatter. Tese: A busca do aprendizado autônomo de língua estrangeira no contexto acadêmico.

Autonomia, crenças e formação de professores e alunos de L2, teoria sociocultural e pedagogia crítica.

A autonomia de aprendizes de L2 em escolas públicas do Rio de Janeiro: uma perspectiva sociocultural (2010-2019)

A promoção do letramento crítico na elaboração de materiais e atividades didáticas para o ensino e aprendizagem de línguas (2013)

Agência e Empoderamento do Aprendiz de Línguas: a busca da Autonomia Sociocultural nos espaços presencial e digital (2019 - atual)

Resumo: Partindo-se do pressuposto de que a ‘ensinagem’ de línguas adicionais deve envolver, nas práticas escolares, oportunidades para que o aprendiz assuma não só a responsabilidade por sua própria aprendizagem, mas que se conscientize de que seus novos conhecimentos podem e devem trazer benefícios tanto à sua nova comunidade de prática (no caso o próprio ambiente escolar), como também à sua comunidade de origem (seu bairro, sua família, seus amigos etc) trazendo, assim, transformação social (RAYA, LAMBERT e VIEIRA, 2007), este projeto pesquisa traz alguns insights baseados nos pressupostos teóricos da autonomia sociocultural e sua relação com a agência (PAVLENKO & LANTOLF, 2001) e empoderamento (HALE, 2012) do aprendiz de línguas. Trata-se de um projeto guarda-chuva que envolverá alunos de graduação e pós-graduação, assim como professores da própria escola pesquisada, interessados em estudar o desenvolvimento de autonomia sociocultural nos espaços presenciais e digitais.