Profª Drª Marlene Soares dos Santos

Instituição: Yale University
Período: de março 1983 a março 1984
Título do projeto: American Contemporary Theater: Sam Sheppard and off- off-Broadway Dramaturgy

University of Birmingham, BIRMINGHAM, Inglaterra, 1980. Orientador: Robert L. Smallwood. Tese: Theatre for Tudor England: An Investigation of the Ideas of Englishness and Foreignness in English Drama c.1485 - c.1592, with Particular Reference to the Interludes.

Teatros de língua inglesa; literaturas de língua inglesa.

Shakespeare intracultural / transcultural: a (re)construção discursiva das identidades femininas nas tragédias (2007 – 2013)

A comicidade em cena: o humor, o riso e o lúdico no teatro de Shakespeare e dos seus contemporâneos (2014-2018)

Vingança e bruxaria como eixos temáticos: os discursos universal e transcultural  (2019–atual)

Resumo: A presente pesquisa propõe examinar sua presenças impactantes e longa permanência nas tragédias do período elisabetano-jaimesco assim como o seu questionamento da ideologia estatal e desvelamento da ambiguidade do discurso religioso. Investiga-se, também, a rigidez das performances identitárias – homens, vingadores e mulheres, bruxas – questionadas pelos modos de representação da época (homens representando mulheres) e algumas companhias teatrais compostas apenas por atores mirins.