Prof. Dr. Henrique Fortuna Cairus

Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio
Período: março 2016 – março 2017
Título do projeto: O conceito de phýsis/natura no discurso médico da Antiguidade e sua ressonância no imaginário sobre o Brasil

Universidade Federal do Rio de Janeiro, Letras Clássicas, 1999. Título da Tese: Os limites do sagrado na nosologia hipocráticauesa.

Legitimação e solidificação de discursos; Linguagem e discursos na história da filisofia ocidental; Genealogia de conceitos na antiguidade.

Legitimações discursivas na história ocidental do conceito de Natureza (2015-2019)

Arqueologia do discurso acerca do brasileiro degenerado (2019- atual)

Resumo: Este Projeto visa a dar continuidade ao anterior (Legitimações discursivas na história ocidental do conceito de Natureza), dando ênfase aos caminhos que levaram certa interpretação do conceito de Natureza a uma tese de degenerescência do homem brasileiro (categoria também colocada em questão) em relação ao eixo referencial europeu. Tal constructo discursivo de cunho etnocêntrico não frutifica nem tem raízes somente na Europa ou em sua diáspora mais ciosa, mas se entranha na autoimagem de nosso povo, e, de modo muito especial, entre as etnias indígenas. Essa teia discursiva privilegia elementos oriundos da literatura antiga, mormente da literatura médica antiga, como fator legitimador de suas ideias, e esse componente tem especial peso na investigação empreendida por este projeto.