Prof. Dr. Marcel Alvaro de Amorim

King's Brazil Instituto - King's College London
Período: de março de 2016 a fevereiro de 2017
Título: "A Brazilian Shakespeare: anthropophagy, politics and cinema"

Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), 2016. Orientador: Roberto Ferreira da Rocha.
Tese: Da tradução/adaptação como prática transcultural: um olhar sobre o "Hamlet" em terras estrangeiras.

Tradução/Adaptação Cinematográfica; Leitura Literária; Ensino de Literaturas

Discursos artísticos transculturais: cinema, adaptação e antropofagia (2016 – 2019)

Projetos de pesquisaem andamento

Leitura literária: processos, contextos e mídias (2019 – atual)

Resumo: Este projeto tem por objetivo principal a investigação da leitura de textos literários como um processo social que se realiza nos mais diferentes contextos e por meio das mais diversas mídias. Parte-se do princípio de que situar a leitura e o próprio texto lido na história da produção e circulação culturais significa ter a possibilidade de compreender as relações do leitor com o objeto e as relações do objeto com os objetos que nele foram investidos. Nesse sentido, o projeto tem como foco questões sobre como, onde e em que contextos e mídias se dá a leitura literária. Compreende-se, então, os contextos de leitura literária como espaços dialógicos, socio-históricos e transculturais de interação entre diversos tipos de leitores em práticas de constituição de sentidos diversos. Desse modo, pretende-se analisar os discursos construídos pelos sujeitos envolvidos em atividades leitura literária, na tentativa de compreender os sentidos sobre a literatura nesses contextos e mídias. Especialmente, o projeto se interessa pela compreensão do movimento de construção de sentidos sobre o texto literário no ensino de literaturas e em processos de adaptação do literário em diferentes mídias, contextos e culturas.

www.plell.com.br