Prof. Dr. William Soares dos Santos

Pontifícia Universidade Católica-Rio, 2007. Orientadora: Liliana Cabral Bastos. Tese: O Longo Caminho até Damasco: rede de mudança e fluxo de mudança em narrativas de conversão religiosa.

Educação, Formação de Professores, Estudos Narrativos, Letramento, Leitura  e Produção Literária. Desenvolve pesquisas que lidam compráticas discursivas, interacionais e identitárias em contextos institucionais (escola, religião, etc.);Seus trabalhossãogeralmente desenvolvidos em contextos específicos de culturas italianas, lusófonas (com ênfase em contextos brasileiros) e anglo-saxônicas de língua inglesa.

1) Experiências de Ensino de língua estrangeira em contextos populares

Descrição: Este projeto de pesquisa se propõe a investigar práticas que envolvem o ensino e o aprendizado de línguas estrangeiras em ambientes populares no perímetro urbano da cidade do Rio de Janeiro. A pesquisa envolve múltiplos aspectos, privilegiando compreensões advindas do estudo das narrativas e do estudo da construção de identidades dos envolvidos (alunos, professores e demais membros da comunidade). O projeto focaliza as relações entre discurso e construção da identidade social de envolvidos no processo de ensino aprendizagem de uma língua estrangeira, através de abordagens de pesquisas de cunho etnográfico que se alinhem a perspectivas interdisciplinares a fim de possibilitar a compreensão e, se necessário, o desenvolvimento de propostas de intervenção nos múltiplos espaços de ensino aprendizagem de línguas estrangeiras. Esta pesquisa envolve estudo do discurso em contextos pedagógicos em língua estrangeira e materna e leva em consideração, entre outros aspectos, suas dimensões linguísticas e paralinguísticas, interacional, sócio-cognitiva e sócio-cultural, a construção/performances identitárias, o estudo de narrativas e a reflexão a respeito da profissão docente. Além de poder confrontar questões de letramento, gêneros, gêneros discursivos e representações interculturais.

Integrantes:

William Soares dos Santos - Coordenador / Cláudia Maria Bokel Reis - Integrante.
Situação: Em andamento.

2) Identidade e sofrimento em narrativas de conversão religiosa

Este projeto tem como objetivo investigar como o sofrimento é discursivamente construído em narrativas de conversão religiosa e quais suas implicações para a identidade social dos narradores.
No Brasil atual, o estudo do discurso religioso, particularmente das narrativas de conversão, deve ser entendido como fundamental devido ao crescimento contínuo de conversões a igrejas evangélicas, o que tem mudado o quadro social religioso do país, como apontam estudos de Novaes (2001), Jacob (2003) e Santos (2007). Assim, “compreender os significados e as repercussões desse crescimento é hoje um complexo desafio para as ciências sociais” (Novaes, 2001:42) assim como para os estudos aplicados no campo da linguagem, notadamente, para aqueles que se voltam para as relações entre linguagem e práticas sociais. Tendo em vista o contexto social de produção discursiva no qual as conversões se dão, este estudo também pretende contribuir para um melhor entendimento desse processo de transformação social que acontece no Brasil atual.
Em minha tese de doutorado investiguei como são construídas narrativas de conversão religiosa, tendo como base a análise de entrevistas não-estruturadas em que sujeitos relatam suas estórias de conversão religiosa a diferentes igrejas evangélicas. No presente projeto, a investigação se volta para as articulações discursivas entre identidade religiosa, sofrimento e construção da narrativa e identidades sociais (cf., por exemplo, Moita Lopes, 2002, 2006 e 2009).

Integrantes:

William Soares dos Santos - Coordenador