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NUVYLA - Núcleo de Estudos e Pesquisas da Escola de Vygotsky em Linguística Aplicada

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Coordenado pela professora Christine Nicolaides e pelos professores Adolfo Tanzi Neto e Harry Daniels (Oxford), o NUVYLA, por meio de uma abordagem sócia-histórico-cultural, embasada nos pressupostos do materialismo histórico-dialético, em seus métodos e arcabouços conceituais, busca no seu trabalho investigativo qualitativo estudar o individuo em suas práticas sociais na sua totalidade (corpo e mente), enfrentando em suas discussões o objetivismo abstrato e o subjetivismo idealista (FREITAS, 2002) nas práticas de pesquisa recorrente na contemporaneidade. Nesse sentido, o NUVYLA tem em sua unidade de pesquisa o singular e o coletivo, o biológico e o histórico, o cognitivo e o afetivo, o social e o cultural (MOLON, 2008). Entendendo a constituição do sujeito nos diferentes espaços, governamentais, de trabalho, escolares, não-escolares, públicos e privados por meio das dimensões da cognição, do inconsciente, do semiótico, da afetividade, do simbólico, da linguagem, da vontade, do sentido estético, da imaginação e da consciência.

NET - Núcleo de Estudos da Tradução

dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/5598310520909017

Coordenado pela professora Janine Pimentel, o Núcleo de Estudos da Tradução investiga a tradução como produto cultural, social e político de forma interdisciplinar. As pesquisas desenvolvidas incidem, predominantemente, sobre a tradução de textos especializados, o papel dos tradutores nas trocas culturais na contemporaneidade, a formação de tradutores e a didática da tradução, a virada tecnológica da tradução, tradução e ativismo. Abriga atualmente o projeto de pesquisa “Tradução e adaptação brasileira de Our Bodies, Ourselves, um livro sobre sexualidade e saúde da mulher escrito por um coletivo feminista na década de 70 nos EUA”.

LIEDH - Linguagem e Discursos da História

Inaugurado em 2007 sob a coordenação do professor Luiz Barros Montez, o LIEDH (Linguagem e Discursos da História) congrega professores e estudantes voltados para a pesquisa do uso da linguagem em contextos historiográficos. Visto por outra perspectiva, ele reúne estudiosos dos problemas de representação da história e da historiografia relacionados com o discurso e a ideologia e consubstanciados na linguagem. O núcleo desenvolve todas as suas atividades em caráter interdisciplinar, conquanto fundado epistemologicamente sobre duas áreas específicas bem determinadas no contexto da comunicação humana e de suas trocas simbólicas: a dos estudos de Língua e Literatura, por um lado, e a dos estudos de Epistemologia e Metodologia da História, por outro lado. Abriga o projeto de pesquisaConstruções discursivas do Brasil nos relatos de viajantes europeus entre os séculos XVIII e XIX.

LingNet - Linguagem, Educação e Tecnologia

Coordenado pela professora Kátia Cristina do Amaral Tavares, o LingNet (Linguagem, Educação e Tecnologia) investiga processos interativos e práticas discursivas em contextos digitais, multimidiáticos, e de ensino e aprendizagem. Abriga o projeto de pesquisa Interação e Discurso em Contextos Digitais e Multimidiáticos.

NUPEL - Pesquisa em Ensino e Aprendizagem de Línguas

Criado em 2012, o NUPEL (Núcleo de Pesquisa em Ensino de Línguas) congrega os professores Ana Paula Marques Beato-CanatoChristine NicolaidesPaula SzundyRogério Tilio e seus respectivos orientandos de iniciação científica, mestrado e doutorado, que desenvolvem pesquisas na área de ensino-aprendizagem de línguas e formação de professores a partir de diálogos transdisciplinares com concepções de letramento, gêneros de discurso/texto, autonomia, novas tecnologias, análise e elaboração de materiais didáticos.

NUDES - Núcleo de Pesquisa em Discursos e Sociedade

O NUDES (Núcleo de Estudos em Discursos e Sociedade) tem perfil transdisciplinar, agregando pesquisas voltadas para como a linguagem atua performativamente na construção da vida social em uma miríade de contextos institucionais (mídia,escola, hospital, família, igreja etc.) e não institucionais (plataformas sociais, grupos culturais da chamada "periferia", grupos de ativismo político etc). O foco das investigações privilegia as relações entre processos semióticos, mobilidade textual, sociabilidades e os processos de globalização.
Sob a coordenação do Prof. Luiz Paulo da Moita Lopes, o núcleo reúne projetos de pesquisa de diferentes docentes do Programa: Adriana Carvalho LopesBranca Falabella FabrícioDaniel do Nascimento Silva, Fátima LimaRodrigo Borba.

PROAERA - Programa de Estudos em Representações da Antiguidade

Sob a coordenação do Prof. Dr. Henrique Fortuna Cairus, o PROAERA é um núcleo que congrega Projetos de Pesquisa que contribuam para uma compreensão aprofundada do lugar da Antiguidade Clássica no imaginário ocidental e sua representação em outros tempos (na contemporaneidade, no Renascimento, na Modernidade e em outros tempos e espaços da própria Antiguidade). São também acolhidos pelo PROAERA os Projetos que abordem as releituras dos textos e imagens da Antiguidade a partir do aparato teórico contemporâneo. O/As pesquisadore/as participantes do Programa trabalham com teorias advindas da epistemologia da história, mormente de linha francesa, mescladas com conceitos oriundos de algumas áreas fronteiriças, como a sociologia e a antropologia. O leque conceitual varia de acordo o foco e o objeto de cada pesquisa específica.

Reúne o/as seguintes docentes do PIPGLA: Profa. Dra. Tatiana Oliveira RibeiroProf. Dr. Luiz Barros Montez.